+ Missão

+ A Fundação

+ Departamentos

+ Publicações

+ Eventos

+ Visitas de Estudo

+ Projectos Humanitários

+ Protocolos Institucionais

+ Contactos

+ Ligações

 

"Defesa e Divulgação da Língua
 e Cultura Portuguesa"

 

J. Domingues, E. Gala e P. Gomes
Santo Agostinho na Cultura Portuguesa

 » voltar para Publicações

50





Contributo Bibliográfico


COLECÇÃO DOCUMENTOS

Nº 3 | 150 páginas | 2000
Formato: 160 x 230 mm

P.V.P. 17,00€
Encomendar


«O Contributo Bibliográfico tem os seus limites, ou seja, a sua amplitude. Neste que ora propomos, considerámos:

1° - Os títulos próprio de Santo Agostinho, quer manuscritos em cópias medievais, ainda existentes, já em latim, já em traduções portuguesas, quer as traduções das suas obras, distinguindo-as, porém, dos títulos que a História da Literatura e da Cultura atribui, não à directa autoria de Santo Agostinho, mas remanescente da sua espiritualidade, e que se o ordena à autoria do nominado Pseudo-Agostinho. […]

2° - O máximo de Bibliografia relativa e/ou passiva, ou de exclusiva temática augustiniana, ou de outra temática, em que o tema augustiniano possa abundar, ou ter um relevo considerável, incluindo a História Geral da Filosofia, da Igreja, ou da Teologia. Neste quadro da Bibliografia relativa considerámos tanto os originais de autores portugueses, como os títulos nacionalizados na nossa língua, mediante tradução, que os faz pertença de uma Bibliografia portuguesa. Por idêntico motivo, incluímos os títulos em língua estrangeira que autores portugueses escreveram e publicaram […].

3° - Também incluímos aquelas obras de alguns dos nossos principais escritores em que a influência augustiniana, assume óbvio ou notório peso, seja meramente inspirativo, seja ideológico, a começar por Orósio de Braga.

4° - Com idêntico propósito também procurámos registar simples e breves recensões a livros augustinianos, aparecidos em publicações periódicas, como forma de exemplificar como esses livros tiveram eco entre nós, mesmo quando provenham de edições estrangeiras, mediante intercâmbio das publicações com os Editores.»

O peso de Santo Agostinho na cultura portuguesa é enorme. Neste volume, o inventário bibliográfico, sendo o mais completo até agora elaborado, contém para cima de 900 títulos, já de Agostinho, já acerca da sua vida e da sua obra literária, filosófica e teológica. Contém ainda um escólio bibliográfico-augustiniano da autoria de Pinharanda Gomes. Um instrumento de consulta proposto pelos autores aos inúmeros estudiosos do Mestre do Ocidente, no ano em que se celebram dezasseis séculos do livro Confissões.

 

 

 » voltar para Publicações                                                                                                                            » voltar ao topo